SOBRE


Com o acesso cada vez maior das pessoas ao mundo digital e à internet, especialmente por meio de dispositivos móveis como smartphones, ou mesmo com a ampliação do mercado das câmeras digitais, a fotografia – e sua divulgação – é hobby e prática artística cada vez mais popular, realizada diariamente por milhões de pessoas, em especial no âmbito das redes sociais. Em 2015, o número de fotografias publicadas na internet ultrapassou a marca de 1,5 trilhão, e a tendência é de aumento dessas publicações, na esteira da crescente adesão às novas tecnologias.

Explorar essas novas mídias, seu público cativo e seu potencial multiplicador de repercussão é uma estratégia excelente para conduzir processos de educomunicação socioambiental de massa, necessários à construção de um novo paradigma planetário, fundamentado sobretudo na cooperação, na fraternidade e na sustentabilidade.

Nesse contexto foi idealizado o Concurso Cultural FOTO CERRADO®, de âmbito nacional, uma realização do Portal ECO Brasília em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (SENGE-DF), com o objetivo de sensibilizar para a causa da valorização e preservação do Cerrado – berço das águas do Brasil e segundo maior bioma do país –, assim como para destacar o papel dos engenheiros, de todas as áreas, no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que promovam a sustentabilidade socioambiental.

Em 2016, segunda edição do Concurso, serão premiadas cinco fotografias, enviadas por fotógrafos amadores e profissionais, inscritos nas categorias “Paisagem do Cerrado”, “Fauna do Cerrado” e “Flora do Cerrado”.